Notícias, Treinamento, Musculação, Dicas, Ortopedia, Coração, Fisioterapia, Nutrição, Pilates e muito mais…

Menstruar ou não?

Menstruar ou não?

A opção de não menstruar é uma conquista para a mulher atual.

Esse assunto pode ser controverso, mas, antigamente, os contraceptivos hormonais, inicialmente as pílulas, permitiram às mulheres a oportunidade de escolherem “quando engravidar”. Hoje, além disso, eles deram a chance de se decidir “quando menstruar”.

A ausência de menstruação induzida pelo uso de contraceptivos hormonais pode parecer “não normal” ou “não fisiológica” mas, na verdade, é algo que pode ser feito com segurança. Diferente da ausência de menstruação não programada, esta sim indicativa de  uma possível patologia, não menstruar de maneira voluntária pode ser uma opção pessoal.

Diferentes métodos contraceptivos hormonais podem ser usados para este fim. As pílulas são as mais conhecidas, mas devemos também citar o adesivo, o anel vaginal, o implante e um tipo específico de DIU.

O intuito deste texto não é incentivar a amenorreia (ausência de menstruação) mas desmitificar a ideia de que isso seja prejudicial à saúde. Visa, ainda, sugerir que você possa não mais lamentar cada vez que o fluxo ocorra durante um dia de competição, por exemplo.

Além de minimizar a perda sanguínea, a cólica menstrual e regular o ciclo, o uso de alguns deles, principalmente a pílula, o adesivo e o anel vaginal, permite que você programe seu ciclo menstrual ao seu calendário de treinos ou competições.

Em estudo realizado nos últimos Jogos PanAmericanos, 80% das atletas referiram preferir um determinado período do ciclo para competir. Por que, então, não se aproveitar disso? O uso de contraceptivos hormonais permite que as mulheres tenham essa oportunidade, a de “escolher”, fato que foi inacessível para diversas outras gerações.

E isso vale para atletas de qualquer nível competitivo. Se sua corrida de rua será na próxima semana, você se preparou para ela  mas está lamentando que provavelmente ficará menstruada… vale a dica.

Procure seu médico, converse com ele e tire suas dúvidas. Não há nada mais feminino que o ciclo menstrual. Mas nada melhor do que usá-lo ao nosso favor…

Desenvolvido por DT Author Box

escrito por Dra. Tathiana Parmigiano

Dra. Tathiana Parmigiano

Mestre em Ciências pelo Setor de Ginecologia do Esporte – UNIFESP ;
Médica do Esporte pela SBME;
Ginecologista e Obstetra pela FBGO;
Coordenadora do Ambulatório de Ginecologia – UNIFESP;
Médica Ginecologista do Time Brasil – Comitê Olímpico Brasileiro;
Médica Ginecologista do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa – SP;http://www.ginecologiadoesporte.com.br/

Deixe seu comentário ou pergunta: